O que ver no bairro de Alfama em Lisboa

Panoramic view of the Alfama district in Lisbon

O que ver em Alfama: 6 lugares imperdíveis

 

1. Castelo de São Jorge

A primeira paragem do nosso tour por Alfama é o imponente Castelo de São Jorge, situado no ponto mais alto do bairro.

Construído nos tempos do império romano, este castelo foi utilizado pelos muçulmanos desde o século VII até à reconquista cristã em 1147, sendo assim um lugar vital para conhecer a história da cidade.

É possível aceder ao castelo por um preço módico, e visitar tanto as muralhas e jardins exteriores como os espaços interiores da fortaleza, onde poderás desfrutar de várias exposições e espaços multimédia.

No entanto, o melhor são os seus miradouros, que oferecem vistas incríveis de toda a cidade. Aproveita para tirar fotos!

2. Catedral de Lisboa

A Catedral de Lisboa (ou a Sé de Lisboa, em português) é um dos edifícios religiosos mais bonitos de toda a cidade e, sem dúvida, um dos lugares que ver em Alfama 100% imprescindíveis.

Esta catedral foi construída no início do século XII seguindo os cânones do estilo românico, embora várias áreas tenham sido reconstruídas após os danos provocados pelo famoso terramoto de Lisboa, ocorrido em 1755. Como resultado, foram incorporadas ao templo algumas modificações próprias do estilo gótico e barroco, especialmente nos espaços interiores.

É possível visitar a catedral de forma gratuita, embora precises pagar entrada se quiseres aceder ao museu e contemplar alguns dos tesouros mais valiosos do templo: obras de arte, artigos litúrgicos, vestes religiosas, etc.

3. Miradouro de Santa Luzia

Ao longo de Alfama podes encontrar vários miradouros de onde contemplar todo o bairro a partir de uma vista panorâmica, com o rio Tejo como pano de fundo.

Um dos mais bem avaliados pelos turistas é o Miradouro de Santa Luzia, que está situado mesmo ao lado de uma pequena igreja com o mesmo nome, numa acolhedora praça com bancos e áreas verdes.

Este lugar é ideal para relaxar, contemplar a cidade (especialmente durante o pôr do sol) e, claro, tirar algumas fotos incríveis da capital portuguesa. Não podes perder!

- Queres conhecer a cidade de outra perspetiva? Reserva o nosso passeio de barco ao pôr do sol em Lisboa e descobre a beleza da capital portuguesa navegando pelas águas do Tejo -

4. Casa dos Bicos

Uma das raridades mais interessantes de todo Alfama é a Casa dos Bicos: um peculiar edifício cuja fachada está revestida unicamente com pedras em forma de pico.

Além do caráter chamativo da sua arquitetura, a Casa dos Bicos serve como sede da fundação José Saramago, onde são organizadas numerosas exposições, conferências e outros eventos culturais muito interessantes.

Sem dúvida, outro daqueles lugares que ver em Alfama se tiveres algum tempo.

5. Museu do Fado

Já ouviste falar do fado? Este género musical de tons nostálgicos (catalogado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade) nasceu em Alfama e é um elemento crucial dentro do património cultural de Portugal.

O Museu do Fado é inteiramente dedicado a esta arte, e oferece aos seus visitantes uma ampla coleção de instrumentos musicais históricos, fotografias e muitos outros elementos relacionados.

No entanto, se preferires apreciar o fado como ele merece, existem muitos locais em Alfama onde podes sentar-te e desfrutar de atuações ao vivo enquanto tomas algo tranquilamente. Basta passear pelas ruas de Alfama e estar atento.

6. Feira da Ladra

Ao longo do artigo vimos alguns dos lugares mais turísticos e recomendados para ver em Alfama.

No entanto, não há nada melhor para conhecer este bairro em primeira mão e sentir-te como um autêntico lisboeta do que passear pelas suas ruas e respirar a sua atmosfera boémia.

Por isso, queremos encerrar o post falando sobre a Feira da Ladra (El Mercado de la Ladrona, em Espanhol), um dos mercados populares mais concorridos e antigos de Lisboa.

Aqui podes encontrar quase de tudo: roupa, livros, antiguidades, discos e muitos outros objetos em segunda mão, que poderás levar para casa por um preço módico. Claro, prepara-te para regatear.

E com isso, chegamos ao final do nosso artigo. O que achaste? Vais atrever-te a vir conhecer o bairro de Alfama em Lisboa?

Lembra-te de que se quiseres aproveitar ao máximo a tua visita à capital portuguesa, na FRS colocamos à tua disposição alguns serviços e excursões muito interessantes e para toda a família. Como o passeio no nosso barco turístico por Lisboa ou o passeio de Lisboa a Belém.

Não te esqueças de ficar atento ao nosso blog se quiseres ler outros guias de viagem tão completos como este e aproveitar ao máximo as tuas escapadelas pelo mundo.